14.10.09

Idoso: renda, trabalho, competências

José Walter Toledo Silva

Quando alguém (geralmente um adulto jovem) fala ou escreve sobre idosos, parece, via de regra, enfatisar assuntos como a necessidade de assistência médica, hábitos saudáveis de vida, cuidados para evitar violência ou o conto do vigário, direitos em termos de descontos, gratuidades e até dicas (dos mais jovens) de como melhorar o desempenho e a satisfação sexual. 

Tudo isso é importante, mas a sociedade precisa melhor atentar para o tipo de contribuição, através do trabalho bem remunerado, que o idoso pode e deve prestar com excelente qualidade, inclusive para dispor de renda adequada para atender suas demais necessidades.

No Brasil e em outros países, há vários exemplos de experientes e talentosos idosos de sucesso que são famosos apresentadores ou comentaristas de rádio e televisão, escritores, políticos,autores de artigos e de matéria publicada em colunas de jornal, lideres religiosos.

Esses exemplos, de casos bem sucedidos de empregabilidade, representam apenas uma pequena proporção de aproveitamento de pessoas idosas para o trabalho remunerado.

Os idosos tendem a representar parcela crescente da população em todo o mundo, abrangendo 15 milhões de pessoas no Brasil. Torna-se, assim, necessário identificar onde e como podem prestar sua contribuíção, pelo trabalho remunerado.

Comparativamente ao jovem, pessoas da terceira idade, geralmente, observaram mais fatos e situações, cometeram mais erros e acertos, acumularam mais experiência, tiveram mais tempo de reflexão sobre suas observações e vivências, desenvolveram uma visão que alcança mais longe e permite enxergar sob mais pontos de vista.

Outras possíveis vantagens comparativas da terceira idade para o bom desempenho no trabalho: 

a)idosas não engravidam e não estão sujeitas a TPM;
b) idosos de ambos os sexos se metem em menos encrencas amorosas e sexuais que os mais jovens;
c) idosos não têm filhos crianças e adolescentes para cuidar e portanto gastam menos com o sustento da família.

Esses e outros aspectos permitem à terceira idade, maior concentração em seu trabalho e maior mobilidade para viajar e até para mudar de domicílio, se necessário.

Na busca de oportunidades para iserção social é preciso eliminar todo o tipo de preconceito, devido a sexo, raça, idade.

A eleição de Barak Obama, jovem negro, para o mais elevado cargo do planeta, indica extraordinário progresso, nesse sentido.

No entanto, no Brasil, salvo raras exceções, os idosos sofrem de discriminação negativa no que tange a oportunidades de renda satisfatória e trabalho, sendo submetidos aos conceitos, às regras e aos cuidados de quem nunca foi idoso.

Os idosos tendem a ser rotulados pelos filhos e os mais jovens, como quadrados, desinformados e ultrapassados, enquanto que tanto nas ciências sociais, nas artes como nas ciências exatas, o jovem cientista, psicólogo, administrador, economista, educador, jurista, matemático, adquiriram parte essencial de seus conhecimentos, de idéias, descobertas e invenções desenvolvidas por pessoas, há muito falecidas, na antiguidade, na idade média, há alguns séculos, ou há algumas décadas.

A contribuição social prestada pelo idoso, através de seu trabalho, deve ser bem remunerada e desempenhada em condições adequadas às habilidades, limitações e requisitos identificados para o bom desempenho.

Os próprios idosos devem-se dedicar à análise de suas habilidades, desenvolvendo auto-estima e desempenhando a maior parte do trabalho de planejamento e implementação de políticas e estratégias para inserção social, através de trabalho remunerado com qualidade de vida.

Nesse processo, devem contar com o apoio de pesquisas voltadas a identificar habilidades e talentos dos diversos segmentos desse grupo etário, aspectos positivos e negativos para diversos tipos e formas de aproveitamento para o trabalho remunerado.

Sempre haverá elevada proporção de pessoas, em qualquer faixa etária, que não querem ou não conseguem exercer uma atividade remunerada.

É imprescindível que, trabalhando ou não, os idosos disponham de renda razoável para atender às suas necessidades, incluindo os recursos para o desenvolvimento de habilidades musicais, artísticas, como dança, teatro, pintura, bem como para a prática de esportes e viagens em geral.

Num mundo em que sempre aparecem recursos para a alta remuneração e benefícios aos representantes do povo no Congresso, a Magistrados e para socorro a instituições financeiras e indústrias multinacionais, são inaceitáveis desculpas que aviltam o poder aquisitivo de benefícios de aposentadoria ou que tratam de forma diferente pessoas aposentadas que apresentam mesmo tempo e valor de contribuição, mas em épocas distintas de suas vidas.

A sociedade através da Previdência e outros meios tem a obrigação moral (que deveria evoluir para obrigação legal) de proporcionar aos idosos boa remuneração, trabalhem eles ou não. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário