19.3.11

Vistos para viajar aos EUA

José Walter Toledo Silva
Não faz sentido que brasileiros possam fazer viagens de turismo, sem vistos antecipados, para países da União Européia, para a Rússia, para Israel, mas não para os EUA.
Nesta visita (19/03/2011) de Obama ao Brasil, parece claro o objetivo de ambos os países de incrementar o comércio bilateral.
A eliminação de vistos, poupando turistas e pessoas que viajam a negócios, do tempo e aborrecimentos para obtenção dessa exigência burocrática, poderia resultar em aumento significativo de viagens de turismo entre os dois países, coerentemente com a intenção de   incrementar o comércio.
Tal medida contribuiria para a conquista de enorme potencial para o turismo de brasileiros nos EUA e vice-versa, levando em conta ainda os maciços investimentos que se farão no Brasil em infra-estrutura para receber visitantes, por sediar a copa do mundo em 2014 e as olimpíadas em 2016.
Alguns defensores da exigência burocrática alegam que a mesma representa maior segurança e proteção contra a imigração ilegal.
Parece que tal argumento é equivocado, pois são os controles de entrada e saída de pessoas portadoras de passaporte válido, com o apoio de avançados recursos disponíveis de tecnologia de informação que protegem contra esses riscos e não a exigência (dispensada por vários países) de vistos antecipados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário